Data de estreia: 11 de dezembro de 2025
Duração: 107 minutos
Categoria: Documentário
Origem: PT,CV
Classificação etária:
Este filme conta a história de Orlando Pantera, músico e compositor cabo-verdiano que morreu tragicamente aos 33 anos, em 2001.
Pantera deixou um impacto duradouro na música cabo-verdiana, contribuindo para o renascer das tradições de raiz afro, particularmente da ilha de Santiago, onde nasceu.
O filme inclui materiais de arquivo filmados em 2000 pelo cineasta e acompanha hoje os encontros da filha de Pantera, que tinha apenas seis anos quando o pai morreu, com lugares, pessoas e memórias significativas. Explora o seu legado e capta performances musicais únicas no meio das paisagens tropicais e acidentadas do interior da ilha de Santiago, em Cabo Verde.
Artistas como Mayra Andrade, Zul Alves, Eneida, Marinu, Fattu Djakité e Princezito interpretam as suas músicas, mostrando a influência que continua a moldar a música cabo-verdiana contemporânea.
Pantera morreu em 2001, aos 33 anos, sem gravar qualquer álbum próprio. Sempre nos bastidores, estava em fase ascendente quando, uma semana antes da gravação do seu primeiro álbum, morreu.