Data de estreia: 17 de junho de 2021
Duração: 89 minutos
Categoria: Drama
Origem: IT
Classificação etária: M/12
"Ladrões de Bicicletas" ocupa há sete décadas um lugar cimeiro no cânone dos melhores filmes de todos os tempos. Na estreia. gerou um grande entusiasmo, tanto na Europa como na América.
André Bazin, crítico e fundador dos Cahiers du Cinema, descrevia-o como uma obra-prima, perfeita e sublime, e afirmava que De Sica era o maior realizador italiano.
Amado por Orson Welles e Wes Anderson, o filme que "mudou a vida" de Ken Loach, que "salvou a carreira" de Jia Zhang Ke, "Ladrões de Bicicletas", a odisseia de um pai e de um filho pelas ruas de Roma à procura de uma bicicleta roubada, indispensável para o seu trabalho, é a obra máxima do neorrealismo italiano, com a grandeza de uma tragédia clássica.
Foi nas ruas, onde filmaria, que De Sica procurou os seus intérpretes: Lamberto Maggiorani, o pai, era um operário mecânico, e Enzo Staiola, o filho, descobriu-o entre os mirones. "Era necessário que este operário fosse, em simultâneo, tão perfeito, anónimo e objectivo como a sua bicicleta." Com uma extraordinária mise en scène, um trabalho rigoroso de escrita (com Cesare Zavattini e outros), uma concisão comovente, Ladrões de Bicicletas é "cinema no seu estado puro", que provoca uma comoção tão forte hoje como há 70 anos.